O processo deve ser feito em etapas:
A instalação do piso de madeira com cola PU deve ser realizada em ambiente com temperatura entre 15°C e 25°C. O produto é distribuído por todo o contrapiso com uma espátula dentada de plástico ou metal, sendo que a quantidade a ser aplicada varia conforme o tipo de produto — informação disponibilizada pelo fabricante.
O serviço de recuperação consiste em: colar os tacos que porventura estejam soltos; lixar a madeira até nivelar; passar uma massa acrílica para preencher os rejuntes; aplicar o acabamento, que pode ser uma resina à base d'água ou um verniz fosco, semi-fosco ou brilhante.
Instalação: Os assoalhos podem ser instalado direto no contra piso ou sobre barrote com bucha, parafuso e cavilha ou a francesa (sem cavilha ). Tratamento e manutenção: Raspagem, calafetação com massa pu, polimento e aplicação de Resina a base de água ou sinteco.
PREPARO DO CONTRAPISO: Prepare a argamassa traço 3:1, com areia lavada, livre de terra ou argila. Adicione 10% (sobre o peso do cimento) de POLYFORT COLA TACO e adicione água na medida correta. Aplique e nivele com régua. Verifique a aderência na base, que deverá estar completamente seca, livre de pó ou detritos.
Misture o nivelador líquido com água conforme as instruções da embalagem. Despeje sobre todos os espaços, buracos e pontos baixos da madeira compensada, deixando o produto se espalhar e nivelar por contra própria. Deixe secar por um dia inteiro.
O espaçamento entre os barrotes deve ser de 40, 50 ou no máximo 60 cm e estes devem ser chumbados no contra piso. Se já houver um piso sobre o qual o cliente deseja instalar o assoalho diretamente, a Macal aconselha que esse piso seja bem nivelado e não tenha problemas de infiltração.