Ela consiste em você esticar sua peça úmida sobre uma superfície macia e ir prendendo as bordas com alfinete e deixar a peça secar. Quando você tira os alfinetes, ela está lá, toda esticadinha e certinha. Comecei esticando a peça com os alfinetes e borrifando água sobre ela.
Torça levemente o tecido e coloque-o sobre a peça que servirá de molde para o seu crochê endurecido. Cubra com um plástico e esfregue bem. Coloque-o para secar na sombra e, depois de bem seco, basta desenformar!
Com Maizena Misture 1 litro de água com 1 colher de sopa com amido de milho (Maizena). Molhe a peça, mergulhando nessa mistura e estenda sem torcer para fazer o formato. Quando estiver quase seca, utilize o ferro não muito quente para passá-la. Caso prefira que fique mais dura, basta colocar mais Maizena.
Ingredientes
Caso esteja fazendo móveis de papelão ou decorações para casa, é provável que tenha que comprar um papelão muito forte, ou tenha que fortalecer os que já possui. É possível fortalecê-lo e reforçá-lo colando vários pedaços juntos, adicionando um núcleo de espuma ou cobrindo-o com cola epóxi.
Para aplicar a Resina Impermeabilizante para Crochê Endurecido, você vai precisar de um recipiente e luvas. Molhe e peça, já endurecida, utilizando um pincel macio. Deixe escorrer e coloque para secar ao sol.
Tem que aquecer para a resina ou cera entrar nas fibras e fazer o efeito. Você passa na corda para sujar por fora. Depois pega um pano, couro ou waraji (uma almofadinha trançada de sisal) e vai passando bem rápido de cima para baixo até sentir na mão que ficou bem quente.
Para fazer, basta revestir o vaso com as cordas, passando a cola quente sobre o sisal e seguindo o contorno do objeto. Passar uma camada de tinta na corda antes de colar também ajuda a mudar ainda mais a estética do vaso.
No final do processo, as cordas de sisal passam por um tratamento a óleo lubrificante especial, que tem por finalidade amaciar e lubrificar as fibras, criando uma proteção nos filamentos e fazendo com que a corda sisal resista melhor à umidade.
Acenda um fósforo ou um isqueiro e segure na ponta da corda até que ela queime e derreta. Isso vai evitar que ela desfie novamente.
O sisal é uma fibra produzida pelo beneficiamento da folha da Agave Sisalana, uma planta muito resistente e que se dá muito bem em regiões semiáridas como no nordeste brasileiro.
O sisal também é utilizado na produção de estofos; pasta para indústria de celulose; produção de tequila; tapetes decorativos; remédios; biofertilizantes; ração animal; adubo orgânico e sacarias. As fibras podem ser utilizadas também na indústria automobilística, substituindo a fibra de vidro.
Entre R$10 e R$15 por quilo é aproximadamente quanto custa uma corda de sisal. O valor varia conforme a espessura do cordão, peso e tipo de corda. Estes itens definem quanto custa a corda de sisal, sendo que as cordas em rolos menores são menos pesadas e por isso, mais baratas.