EQST

Como Era A Escola De Antigamente?

Como era a escola de antigamente?

Antigamente só quem estudavam eram os meninos, as meninas aprendiam a ser donas de casa e boas mães, bordando, costurando e as mais afortunadas, tinham aulas particulares de piano e outras coisas mais. Só com o passar do tempo a escola se tornou mista, isto é, estudavam tanto meninos quanto meninas.

O que as escolas ensinavam antigamente?

Nestes lugares, os meninos aprendiam música, poesia, filosofia, matemática e outras disciplinas. A educação seguia até a adolescência, podendo ser estendida após os 14 anos. Treinamentos físicos também eram necessários, mas o foco era o intelecto.

Como era uma sala de aula há 50 anos atrás?

Uma aula50 anos… A escola não era moderna, nem “chic”, mas confortável, aconchegante. A entrada dos alunos nem sempre acontecia pela maior avenida do quarteirão; um portão na esquina abria-se para receber os alunos. ... Os alunos iam chegando, devidamente uniformizados, cumprimentando-se uns aos outros.

Como era o uniforme escolar de antigamente?

Antigamente eles eram engomados, cheios de babados e pregas, os alunos usavam sapatos de couro e até gravata. ... As alunas da Escola Normal utilizavam saias longas, meias escuras, compridas e sapatos fechados. Os meninos usavam terno, camisa e gravata. As crianças mais novas usavam calças curtas.

Como é a escola nos dias de hoje?

Nem a escola de educação profissional! Ela requer profundas modificações de formação e preparação dos professores e alunos, e nesta perspectiva há a necessidade por parte dos educadores de um novo jeito de ensinar / educar, proceder, aprender para poder mudar. ...

Como era o ensino antigamente no Brasil?

Havia uma divisão clara de ensino: as aulas lecionadas para os índios ocorriam em escolas improvisadas, construídas pelos próprios indígenas, nas chamadas missões; já os filhos dos colonos recebiam o conhecimento nos colégios, locais mais estruturados por conta do investimento mais pesado.

Como era o ensino fundamental antigamente?

Anteriormente usava-se 5ª série à 8ª série. Desta forma o ensino fundamental completo é de 9 anos e não 8 anos como era antigamente. Vale lembrar ainda que mais antigamente ele era chamado de 1º grau. Os anos finais podem ser encontrados nas escolas públicas da rede de ensino municipal ou estadual.

Como era a sala de aula em 1960?

Os professores eram chefes das salas de aula; os alunos obedeciam ao horário; os alunos evitavam faltar; os professores explicavam as lições com a classe em silêncio; os professores passavam dever de casa; os alunos tinham que entregar os deveres de casa no dia seguinte ou na data marcada; se o aluno se comportasse com ...

Porque o estilo de uniforme escolar mudou?

Entre as décadas de 40 e 70, o uniforme de uma instituição conceituada era um símbolo de aceitação social, sendo o sonho de muitos alunos e pais. A partir da década de 90, as escolas, principalmente privadas, mudaram bastante os modelos de seus uniformes, fazendo roupas mais confortáveis e descoladas.

Como era a escola na década de 90?

Ostentar lápis de cor, ir à biblioteca e outas saudades!. Ser criança hoje em dia não é muito difícil. Computadores, tablets e celulares facilitam a vida de qualquer pessoa na hora dos trabalhos escolares. Reunir-se na casa dos colegas para estudar, ir à biblioteca e fazer trabalhos em papel almoço...

O que era o antigo ginásio?

Até 1975, no Brasil, o ginásio constituía o estágio educacional que se seguia ao ensino primário e que antecedia o ensino médio. Correspondia aos quatro anos finais do atual ensino fundamental. Para ascender ao ensino ginasial, era necessária a realização de um exame de admissão, depois de finalizado o ensino primário.

Como funciona o novo ensino fundamental?

Como dissemos, agora o ensino fundamental possui nove anos. Esta nova regulamentação foi aprovada pelo Senado em janeiro de 2006, através do Projeto de Lei n° 144/2005. A lei estabelece uma duração mínima de nove anos para o Ensino Fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos seis anos de idade.

Como era a educação em 1950?

Ao final dos anos 1950, metade das crianças em idade escolar estava fora do sistema. Ainda que a função do ensino primário fosse a simples alfabetização, ele não cumpria o seu objetivo. Ao mesmo tempo, a escola secundária pública era moldada aos interesses das elites dirigentes do país, com difíceis exames de seleção.