O útero, em seu estado normal, apresenta cerca de 7 cm de comprimento e 5 cm de largura. Esse órgão é encontrado em número de um no corpo feminino e apresenta em seu interior uma cavidade triangular.
O colo do útero é a parte inferior do órgão, localizado entre o fundo da vagina e a cavidade uterina. Sua função é separar os órgãos externos e internos da genitália feminina, portanto, é uma região sensível que fica exposta às alterações e doenças relacionadas, sobretudo, ao sexo.
A menstruação atrasada nem sempre é sinal de gravidez, pois outras situações como o estresse em excesso, emoções muito fortes, alterações hormonais ou mesmo o consumo exagerado de cafeína ou de bebidas alcoólicas, podem levar ao atraso da menstruação.
O que fazer se a menstruação não descer? Caso a menstruação não desça durante o período de pausa do anticoncepcional e todos os comprimidos tiverem sido tomados de forma correta, não há risco de gravidez e a próxima cartela deve ser iniciada normalmente.
Candidíase causa coceira e ardência vaginal, dor para iniciar as relações sexuais e corrimento branco com grumos. Não causa alteração da menstruação.
4 – Infecções ou doenças Alguns medicamentos como antipsicóticos, corticoides, antidepressivos, imunossupressores, anti-hipertensivos ou quimioterapia também podem influenciar no ciclo hormonal. Nota: o uso de antibióticos, em geral, não causa atraso menstrual.
O corrimento branco é normalmente parte do ciclo menstrual normal da mulher e acontece devido às alterações hormonais, principalmente devido ao aumento da produção de progesterona pelo corpo lúteo, e é constituído principalmente por leucócitos.
Saiba quais são as principais causas da menstruação atrasada.
No entanto, o atraso de menstruação, que é um dos sinais mais clássicos, só acontece nos casos do DIU de cobre, pois no DIU que libera hormônios a mulher não tem a menstruação e, por isso, não existe atraso na menstruação.