1999 foi um bom ano para quem queria curtir grandes aventuras no cinema. Entre a safra da época, estavam o primeiro Matrix, Star Wars: A Ameaça Fantasma e A Múmia, remake do clássico do horror da década de 30, que ganhou ares mais aventurescos com uma boa dose de humor e sustos, lembrando bastante os filmes de Indiana Jones.
Na televisão, teve papéis de muito destaque em Chicago PD, 11.22.63 e The Beast. Já no cinema, participou de Van Helsing: Caçador de Monstros com Hugh Jackman e do criticamente aclamado Sangue Negro com Daniel Day-Lewis.
O ator norte-americano Brendan Fraser, 54, estrela de filmes como "A Múmia" e "George, o Rei da Floresta", causou comoção ao ser indicado ao Oscar de melhor ator em 2023. O artista, porém, ficou 12 anos sem estrelar grandes produções.
A história do filme se passa no Egito Antigo e no Egito na década de 1920, porém por causa das condições políticas instáveis do país na época das gravações, a produção foi para a região marroquina do deserto do Saara, onde a maior parte das cenas externas do filme e de sua sequência foram filmadas. As condições no deserto foram um grande desafio para a produção. Tempestades de areia eram diárias e para reduzir o risco de desidratação no calor escaldante, a equipe médica criou uma bebida especial para ser consumida a cada duas horas. Cobras, aranhas e escorpiões eram frequentes, com muitos membros da equipe tendo que ser levados de helicóptero para hospitais próximos após picadas.
Após o fim dos filmes, o ator participou de "Gigolô Europeu Por Acidente" e "Resident Evil" 2, 3 e 5, além de ter participado das séries "NCIS", "The Blacklist" e "Once Upon a Time". Assim como Arnold, o ator participa de dublagens das animações da DC.
Antes de ser escalado para o papel, Fraser já era um ator conhecido por seu carisma, tendo participado de sucessos como Deuses e Monstros e De Volta Para o Presente, mas sua carreira atingiu seu ápice em A Múmia, o que lhe garantiu vários outros trabalhos. Entre os mais lembrados estão a comédia Endiabrado, Looney Tunes: De volta à Ação, 12 horas até o amanhecer e Viagem ao Centro da Terra.
Jonathan Hyde, que viveu o egiptologista Allen Chamberlain no filme, já tinha um currículo impressionante antes de A Múmia, tendo feito papeis importantes em grandes blockbusters como Titanic e Jumanji.
O australiano Jonathan Hyde esteve presente em alguns filmes realmente memoráveis durante a década de 1990, entre eles Jumanji (1995), no qual viveu dois personagens (Sam Parrish, o pai do protagonista, e Van Pelt, o caçador); o infame Anaconda (no papel do almofadinha Warren Westridge); e o fenômeno Titanic (1997), de James Cameron. Por motivos óbvios, seu personagem não retornaria na sequência de A Múmia. No entanto, o ator esteve em A Colina Escarlate (2015), de Guillermo del Toro, na série de terror The Strain (2014 – 2017), e na série animada da Netflix, Caçadores de Trolls, ambas com produção igualmente do cineasta mexicano del Toro.
Nos últimos anos, continuou sendo uma presença constante nas telinhas americanas, aparecendo em One Life to Live, Parks & Recreation e It's Always Sunny in Philadelphia. Seu trabalho mais atual foi no seriado Black Monday.
O ator John Hannah interpretou o irmão de Evelyn, Jonathan, um cara engraçado ambicioso e muito medroso. Ele protagoniza algumas das cenas mais hilárias da aventura.
O papel do galante, heroico e por vezes canalha protagonista quase teve diversos outros intérpretes (incluindo ironicamente Tom Cruise) antes de cair no colo do ator Brendan Fraser. O ator nunca chegou de fato a se tornar um astro, mas conheceu o sucesso mais uma vez. Seu auge, foi justamente no fim da década de 1990 e início da seguinte. O papel em A Múmia, por exemplo, foi conquistado devido a seu trabalho no infantil George – O Rei da Floresta (1997). Atualmente, Fraser anda afastado das telonas.
Este filme é uma refilmagem de uma versão lançada em 1932, que era mais voltado para o terror. A Universal decidiu iniciar essa nova versão em 1992 e vários diretores e roteiristas foram considerados, e alguns até iniciaram a produção, como Clive Barker, famoso por filmes de terror. Sua versão seria mais violenta, sombria, sexual e cheia de misticismo, com um culto que revive uma múmia em um museu. Depois dele, outros nomes foram considerados: George A. Romero tinha uma visão no estilo zumbi semelhante aos filmes que o deixaram famoso, mas foi considerado muito assustador. Joe Dante queria Daniel Day-Lewis para o papel da múmia, e sua versão focava em reencarnação e a adição de uma história de amor. Mick Garris, conhecido por filmes como Abracadabra, e Wes Craven, conhecido por trabalhos como Pânico e A Hora do Pesadelo, também não se encaixaram no que o estúdio queria.
O filme foi um grande sucesso de bilheteria, arrecadando $416 milhões mundialmente, gerando duas sequências e até um desenho animado para a criançada. Mas passados quase vinte anos, onde o elenco de astros e estrelas foi parar, e o que estão fazendo agora? Hora de descobrir!
Atualmente, Fraser participou de séries como "The Affair", "Trust" e "Condor". Seu trabalho mais atual é o seriado "Patrulha do Destino", onde vive o Homem-Robô.
A carreira dele deu uma esfriada nos cinemas nos últimos anos e ele brilhou mais na TV, fazendo séries como The Affair, Trust e Condor. Seu trabalho mais atual é o seriado Patrulha do Destino, onde vive o Homem-Robô.
O traiçoeiro Beni é o tipo de pessoa que fica do lado de quem está ganhando. Em suas próprias palavras "É melhor estar na mão do demônio do que no caminho dele", o que acabou sendo sua ruína no final do filme. Ele foi interpretado por Kevin J. O'Connor, que construiu uma carreira sólida na TV e no cinema.
Posteriormente, o ator israelense esteve em Gigolô Europeu Por Acidente e Resident Evil 2, 3 e 5, além de ter tido papéis de destaque nas séries Charmed, NCIS, 24: Legacy, The Blacklist e Once Upon a Time, onde interpretou o vilão Jafar. Também atuou bastante como ator de voz, dublando Ra's Al Ghul em Justiça Jovem e participando de outros desenhos da DC, como Batman: Os Bravos e Destemidos e Liga da Justiça.
Jet Li já tinha uma carreira consolidada quando participou do filme e sua trajetória continuou com os sucessos dos filmes "Mercenários", no qual ele faz parte da equipe de Sylvester Stallone, e no filme "Reino Proibido", em que participa com Jackie Chan.
Leonardo Di Caprio chegou a ser convidado para interpretar o protagonista Rick O'Connell. O ator estava em alta após o sucesso de Titanic (1997) e chegou a cogitar participar do filme, mas ele já havia se comprometido com as gravações do filme A Praia (2000) e não foi liberado. Outros atores como Brad Pitt, Matt Damon, Ben Affleck, Chris O'Donnell, Matthew McConaughey e Tom Cruise foram considerados para o papel.
Stephen Sommers acabou escolhendo Brendan Fraser após seu desempenho no filme George, o Rei da Floresta (1997). Para o diretor, Fraser se encaixava no papel devido seu jeito fanfarrão e que não se leva tanto a sério.
Após encarnar Imhotep, o ator sul-africano continuou trilhando uma carreira de sucesso, sobretudo na televisão. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão as séries 24 Horas, Charmed, Chuck e NCIS, além de ter dublado vários personagens em animações da DC, como Superman e Shazam!: O Retorno do Adão Negro, onde deu voz ao vilão.
O ator israelense Oded Fehr interpretou o guerreiro Ardeth Bay, chefe dos Medjai, uma ordem de guerreiros que guardam e vigiam Hamunaptra há séculos. "A Múmia" foi seu primeiro papel no cinema.