Como calcular YP s? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
onde é maximizado a formação de produtos e minimizado o crescimento celular; O coeficiente de rendimento do produto por nutriente será: Yp/s = ∆P/∆S A maneira usual de calcular rendimentos é medir a massa celular ou produto produzido e substrato consumido sob um período de tempo e calcular Yx/s e Yp/s.
O que é velocidade específica de crescimento microbiano?
1) descreve o crescimento de bactérias em função da concentração de um único substrato limitante. Onde µx (h-1) é a velocidade específica de crescimento, µm (h-1) é a velocidade máxima de crescimento (parâmetro cinético), Ks é a constante de Monod e S é a concentração de insumo limitante.
O que é rendimento de biomassa?
Coeficiente de Rendimento e Manutenção onde YX/S é o coeficiente de rendimento de biomassa relativamente ao substrato, significando a quantidade de biomassa obtida por unidade de massa de substrato consumido para o crescimento.
O que significa processo associado ao crescimento e não associado ao crescimento?
Processo associado: Onde a formação do produto é associada ao crescimento celular, isto é, ocorrem ao mesmo tempo. Processo semi-associado: A formação do produto e o crescimento celular não ocorrem exatamente ao mesmo tempo, embora estejam associados.
Como calcular o rendimento de uma fermentação?
Eficiência (%) da fermentação alcoólica = (álcool produzido/álcool teórico a partir dos açúcares consumidos) x 100.
Como calcular o crescimento bacteriano?
Fig. 1 - Comparação entre a curva aritmética (a laranja) e a curva logarítmica (a azul) do aumento do número total de células ao longo do tempo durante a fase do crescimento exponencial....Cálculo da taxa específica de crescimento.Mais 12 linhas•18 de nov. de 2005
O que é velocidade específica?
A velocidade específica (Ns) é um índice adimensional de projeto, que identifica a semelhança geométrica de bombas. É usada para classificar os rotores de acordo com seus tipos e proporções.
Como funciona o Quimiostato?
Um quimiostato (de ambiente químico que é estático) é um biorreator ao qual um meio de cultura fresco (novo) é continuamente adicionado, enquanto líquido de cultura é continuamente removido para manter o volume de cultura constante.
O que é a taxa de diluição?
O fator de diluição corresponde à relação entre o volume da solução, depois de diluída, e o volume da solução, antes de ser diluída. ...
Quando se fala em crescimento bacteriano nos referimos ao crescimento?
Quando nos referimos ao crescimento microbiano, isso quer dizer que estamos falando no aumento do número de células, ou seja, o crescimento da quantidade de microrganismos e o agrupamento dos mesmos em colônias (MANDIGAN et al., 2016).
O que é rendimento fermentativo?
Rendimento fermentativo por subproduto e suas distorções. O rendimento fermentativo por subproduto foi desenvolvido nos anos 80 como uma alternativa para determinar o desempenho dos processos de fermentação alcoólica operando de forma contínua.
O que é glicerol na fermentação?
As leveduras durante a fermentação alcoólica produzem além de etanol e gás carbô- nico, compostos secundários como glicerol, ál- coois superiores, ácidos pirúvico e succínico, sendo que o glicerol pode ser considerado como o mais importante componente do ponto de vista quantitativo.
O que é taxa de crescimento bacteriano?
Quando colocado o tema crescimento microbiano, é necessário explicitar que é referente ao aumento do número de microrganismo, ou seja o aumento de número de células da população, pois pode ser confundido em relação ao aumento do tamanho celular.
O que é rotação específica?
A rotatividade específica ([α])é a rotação provocada por uma solução aquosa de uma substância opticamente activa com concentração mássica 1g/cm3, que está contida num tubo de vidro com 1dm de comprimento, a uma dada temperatura, e em relação a uma dada luz monocromática.
Quais as fases do crescimento bacteriano?
As fases de crescimento de um micro- organismo são: fase lag, fase log ou exponencial, fase estacionária e fase de declínio ou morte celular.