Uma maneira mais simples de calcular o volume de uma laje nervurada: VLN = VLM – QCxVC, onde VLN é o volume da laje nervurada; VLM é o volume da laje considerando a mesma laje maciça; QC é a quantidade de cubetas na laje; VC é o volume de cada cubeta (na Figura temos uma cubeta semelhante à um tronco de pirâmide). //// ...
Eles são interligados entre si por uma capa ou mesa de compreensão. Esses espaços sem concreto tornam a laje mais leve e, consequentemente, permitem vãos maiores. Enquanto os vão de uma laje de concreto armado tem espaço máximo de até 5 metros, um vão de laje nervurada pode ter 7 metros, por exemplo.
Os materiais utilizados seguem o mais rigoroso controle. A diferença entre a laje nervurada treliçada H8 da laje nervurada treliçada H12 ou H16, é a altura do fio da vigota treliçada, porém as informações mais importantes são, a carga por m² que será submetida a laje e o comprimento do vão.
12cm
A laje h8 se difere da laje h12 pelo tamanho do fio da viga treliçada. Contudo, mais importante que isso é o comprimento dos vãos e o nível de carga que a laje suporta. A laje h8 tem altura de 5 centímetros no concreto, no isopor 11 centímetros e suporte de peso por metro cúbico de 10 a 12 kg.
Vantagens da laje de isopor