Todas as pirâmides do Egito foram construídas na margem oeste do Nilo, na direção do sol poente. Os egípcios acreditavam que, enterrando seu rei numa pirâmide, ele se elevaria e se juntaria ao sol, tomando o seu lugar de direito com os deuses.
Quem construiu as pirâmides? As Pirâmides de Gizé foram construídas por uma das famílias mais poderosas do Egito - pai, filho e neto. Temos a Pirâmide de Quéops (Khufu), a maior das três ei a primeira a ser construída.
25 anos
Os cientistas acreditam que os trabalhadores colocavam os blocos de alabastro usados para erguer as pirâmides sobre uma espécie de trenó de madeira que eram amarrados com corda a colunas de madeira.
Consideram-se os seguintes elementos da construção de uma pirâmide: pesquisa e escavação (escolha de um local adequado e preparação da fundação), obtenção dos materiais (extração de pedras das pedreiras) e transporte dos materiais do local da pedreira até a pirâmide.
Para medir a firmeza eles usaram um reômetro, instrumento que mede o escoamento de líquidos ou misturas líquidas quando submetidas a forças externas. Com ele, determinaram que a força necessária para mover o trenó diminuía de maneira proporcional à firmeza da areia.
Assim, os historiadores acreditam que enormes cilindros foram utilizados para mover os blocos. Os cilindros eram colocados em sequencia um do outro para que o bloco fosse deslizando conforme andava.
Os antigos egípcios transportavam sua carga rochosa através das areias do deserto: dezenas de escravos colocavam as pedras em grandes “trenós”, e as transportavam até o local de construção. ... Ou seja, o truque é molhar a areia à frente do trenó.
A ideia mais aceita para a formação das pirâmides hoje foi proposta por Houdin. Segundo ele, enquanto a primeira base da pirâmide de Quéops teria sido construída com uma rampa externa, as outras duas bases teriam tido a ajuda de rampas internas que foram sendo erguidas em espiral à medida em que a construção subia.
Houve a domesticação do animais, a invenção dos primeiros arados e a construção de canais de irrigação. Com o tempo, as formas de poder foram estruturadas, as hierarquias foram estabelecidas e as primeiras comunidades humanas foram se formando.
Coordenadas: 29° 58′ 44" N, 31° 8′ 2" L
Segundo o Ministério das Antiguidades do Egipto, os blocos de pedra eram colocados numa espécie de "trenó" de madeira e puxados da pedreira com as cordas num ângulo com grande inclinação.
As três pirâmides mais importantes
Ao todo, existem 123 pirâmides no Egito. Todavia as mais conhecidas são as pirâmides localizadas na península de Gizé, representando uma família de faraós. São elas: a pirâmide de Queóps, de Quéfren e de Miquerinos (única das sete maravilhas que resiste intacta ao tempo).
136 m
139 m
Pirâmide de Miquerinos
Miquerinos, Menkauré em egípcio antigo, foi um rei da IV dinastia egípcia. Menkauré significa "estáveis são os kau de Ré" (sendo kau o plural de ka, elemento constituinte do ser humano na mentalidade egípcia). Era filho de Quéfren, o rei da segunda pirâmide de Guiza, e da rainha Khamerernebti I.
As mais antigas pirâmides egípcias conhecidas foram encontradas em Sacará, ao noroeste de Mênfis. A primeira delas foi a pirâmide de Djoser (feita entre 2630 a.C.-2611 a.C.), que foi construída durante a III dinastia egípcia.
Existem três tipos de pirâmides: número, biomassa e energia. As pirâmides ecológicas são formas gráficas de representar os níveis tróficos de uma cadeia alimentar.