Como Afinar A Viola Na Afinaço Rio Abaixo?

Como afinar a viola na afinaço rio abaixo

Uma das principais dúvidas entre os violeiros, em especial os iniciantes, é a diversidade de afinações da viola caipira. As dez cordas possibilitam atingir inúmeras possibilidades de melodias através das diversas afinações e também pelos timbres que variam de acordo com a tensão das cordas da viola.

As principais afinações da viola caipira

A afinação Rio-Abaixo é conhecida por ser umas das afinações mais bonitas da viola, com som encorpado e forte, típico da viola instrumental.

Além das afinações Cebolão, a viola pode ser afinada de inúmeras formas. Listamos aqui algumas afinações da viola que são bem conhecidas e utilizadas por violeiros em todo país.

Veja mais:

Veja mais:

Porém, devido à tensão das cordas, a viola fica um pouco mais dura de ser tocada, além de forçar um pouco mais a resistência das cordas e desafiná-las com maior facilidade. Você encontrará muitas músicas e modas de viola tocadas com a afinação Cebolão em Mi, mas isso não quer dizer que seja uma regra, tudo vai depender do gosto do violeiro.

Agora que você já entendeu as principais afinações da viola caipira, chegou a hora de conhecer três modelos desse instrumento. Em todos eles, você pode escolher entre as versões acústica ou elétrica. Com esta última dica você terá todas as informações necessárias pra arrasar no instrumento!

Depois, “costure” a corda, primeiramente pelos buracos do cavalete e, posteriormente, pelos das tarraxas, sem esticar totalmente a corda de um canto a outro. O próximo passo é girar a tarraxa no sentido horário. Então, pra caprichar, corte os excessos de corda nas beiradas. Abaixo, você confere um tutorial sobre como trocar cordas de aço:

Leia também

Encontramos um vídeo em que o mestre Almir Sater explica um pouco da lenda do Rio-abaixo e dá uma palhinha com essa afinação:

Causos à parte, Cebolão é o nome da afinação, mas ela tem uma relação entre as notas quando você toca as cordas soltas, abertas. Neste Cebolão, o acorde que vai soar é o Ré maior. Logo, a ordem das notas é Ré, Lá, Fá sustenido, Ré e Lá, todas maiores. Ah! A tensão de cordas recomendada é a média.

Tudo sobre harmônicos na viola caipira

Tudo sobre harmônicos na viola caipira

A origem da afinação “Rio-Acima” é uma continuação da lenda do violeiro misterioso. Impressionados com o toque mágico do violeiro que descia o rio com sua viola, os violeiros do povoado desceram o rio atrás do violeiro tinhoso para descobrir o segredo daquela mágica afinação. Porém, o violeiro desapareceu na primeira curva de rio, levando consigo o mistério da afinação mágica chamada de Rio-Abaixo.

As várias afinações da viola caipira possuem um ponto em comum: são afinações abertas, as quais é possível formar acordes apenas com as cordas soltas. Este é um dos pontos que diferenciam a afinação “Cebolão em Ré” e a “Cebolão em Mi”.

Entretanto, vamos contar os detalhes técnicos pra quem quiser pesquisar mais a fundo antes de procurar o modelo nas lojas. As cordas de 0,010 milímetros de espessura são as de tensão leve e, por isso mesmo, são as mais usadas pelos iniciantes. Já as de tensão média e pesada têm acima de 0,011 milímetros e um som mais marcante. 

Ritmos de música caipira: tradicional ou comercial?

O primeiro passo para trocar as cordas da sua viola caipira é afrouxar um pouco as que já estiverem nela e cortá-las usando um acessório apropriado. 

LEIA TAMBÉM – A VIOLA CAIPIRA ALÉM DO RIQUINDIM TIQUINDIM

Esta foi a matéria sobre as afinações da viola caipira, este rico instrumento símbolo da cultura popular brasileira. Fique por dentro de nossas atualizações no blog e nas redes sociais, e saiba tudo sobre a viola caipira e muito mais.

Sonoridades da viola: conheça antes de escolher sua viola

Ola estava no fimuca ,sou de sao tome das letras ,tenho tocado a vioal com uma afinação A E G C e, não sei o Nome dessa afinação só subi o rio e mofdifiquei o 5 par e acabei ficando por aí, fica bem em escala pra Bb e G e Am que são as que eu tenho usado mais ,no mais adorei a aula é o trabalho rock que sempre curti muito e tento dar 7ma outra sonoridade pra viola

O Planeta Música é uma ferramenta excelente para acelerar seus resultados e seu aprendizado musical. São mais de 4 mil aulas, repertórios e materiais complementares, divididos e organizados do jeito certo pra você assistir quantas vezes quiser e de onde quiser.  

O revestimento é o que confere mais durabilidade e resistência à oxidação, e também interfere no seu conforto na hora de tocar. O material preferido pra quem toca viola caipira é o níquel, conhecido pela resistência às tensões de afinação e pelos timbres brilhantes.

O que é afinação rio abaixo?

Rio Abaixo é um tipo de afinação utilizada na viola caipira, sendo uma das afinações mais comuns no Brasil. Sua característica é a de produzir um acorde de sol maior com as cordas tocadas soltas.

Qual afinação Almir Sater usa?

No tronco Rio Abaixo (5ª justa, 4ª justa , 3ª maior , 3ª menor ), temos a Meia-Guitarra ( 4ª justa , 5ª justa, 3ª maior , 3ª menor ) ou a afinação que Almir Sater usa em Corumbá (5ª justa, 4ª justa , 3ª maior , 4ª justa ).

Qual afinação usar na viola?

Entre as várias maneiras de afinar a viola, a afinação Cebolão é a mais usada pelos violeiros brasileiros. É uma afinação tradicional e muito popular em diversas regiões do país.

Qual a afinação da viola do Almir Sater?

Violeiro de muitos recursos, adotou para a maior parte de sua obras a afinação cebolão, nas suas variações (em mi maior ou em ré maior), mas gosta de sua viola em dó maior, afinação que descobriu e nunca viu ninguém fazer. É invenção sua.

Quais são as afinações da viola caipira?

A 1ª corda é afinada em Mi (E) e é chamada “Prima”, justamente por ser a primeira corda da viola. A 2ª corda também afinada em Mi, é chamada de “Contra-Prima”. As 3ª e 4ª cordas são chamadas de “Requinta”, ambas afinadas em Si (B).